Câncer de próstata


No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer-INCA.
  • o que é próstata?


A próstata é uma glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático.
  • Como ocorre o câncer de próstata?

As células se multiplicam em uma velocidade superior as células normais, essas por sua vez, células neoplásicas têm a capacidade de invadir os tecidos. Quando a uma multiplicação desordenada das células da próstata, surgi o câncer.
  •  Tipos de câncer de próstata:

Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas. Esses cânceres se desenvolvem a partir das células glandulares (as células que produzem o fluido da próstata que é adicionado ao sêmen).
Outros tipos de câncer de próstata incluem:
  • Sarcomas
  • Carcinomas de pequenas células
  • Tumores neuroendócrinos (exceto carcinomas de pequenas células)
  • Carcinomas de células transicionais
  • Fatores de risco:
O câncer de próstata acomete mais os homens acima de 50 anos, por conta dos fatores de risco:
- Idade avançada (acima dos 50 anos);
- Fatores hormonais;
- Raça (homens negros tem a maior incidência ao câncer)
- Mal habito alimentar (ingesta excessiva de gorduras, carne vermelha e ausência de verduras, frutas);
- Obesidade;
- Nível de poluição ambiental (como contato com derivados de borracha e substâncias como ferro, cromo, chumbo e cádmio);
- Sedentarismo;
- Histórico familiar da doença (Um indivíduo cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que o restante da população. O risco aumenta ainda mais para os homens que têm um irmão com a doença).

  • Recomendações

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou em 2013 novas diretrizes para a realização do exame de próstata. Entre as recomendações está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais. Antes a recomendação era de, respectivamente, 40 e 45 anos. Os exames de avaliação são PSA  a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português, é utilizado como uma forma de monitoramento para detectar precocemente casos de câncer de próstata entre outros, como por exemplo a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Outros exames são utilizados para o diagnóstico, como o toque retal.
Caso seja constatado alguma alteração, é solicitado a biópsia, para uma análise precisa, se há presença de tumor e se ele é maligno.
  • Tratamento

 O tratamento depende da localização em que o câncer atingiu a próstata (se não espalhou para outros órgãos): cirurgia, radioterapia e observação. Em casos da doença mais avançado: radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Para metástase (quando o tumor se espalha): terapia hormonal (INCA).
  • Prevenção

- Alimentação rica em verduras, frutas, cereais, grãos integrais e diminuir o consumo de gordura;
- Não fumar
- Praticar exercícios físicos
- Manter o peso de acordo com a altura
- Realizar os exames de rotina homens a partir de 45 anos 


Por Pinho J.C.M

Comentários

Postar um comentário