CUIDADOS PALIATIVOS COM O FOCO NA SAÚDE MENTAL DOS PACIENTES E FAMILIARES

RESUMO

Avaliar a importância dos cuidados paliativos com foco na saúde mental do paciente e familiares, buscando a melhora na qualidade de vida de portadores de doenças em estado terminal, prestando apoio, após óbito do mesmo, produzindo uma assistência harmônica com uma abordagem multidisciplinar, que vai além dos cuidados focados somente na doença.


INTRODUÇÃO

O que são cuidados paliativos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2002), são "ações desenvolvidas por multiprofissionais que visa ações, prevenções de alivio de dor do paciente em estado terminal que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e de demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais."
PRINCÍPIOS

● Afirmar que a vida é considerada e que a morte é um processo natural.

● Não ativar a morte, nem prolonga-la.

● Inserir a presença de características psicológicas e espirituais.

● Promover total conforto ao paciente, e alivio da dor e outros sintomas.

● Utilização de recursos para apoiar e ajudar a família durante a doença, até seu luto.

● Da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas.


DESENVOLVIMENTO

Os cuidados paliativos podem ser desenvolvidos de várias formas para tornar o processo terminal mais fácil, tanto para o paciente, quanto para a família e, até mesmo, para o profissional. A equipe de cuidados possibilitam que as duas dimensões do conhecimento, tanto profundo quanto as de técnicas dos cuidados a saúde, sejam colocados à disposição do paciente. 

Portanto, cuidar do paciente como um todo e globalmente com simpatia, empatia e calor humano, necessita de diversos fatores, dentre eles, a HUMANIZAÇÃO, que estar relacionada com a forma que o profissional entende, e aplica, esse plano terapêutico, tanto físico, social, emocional, e até mesmo espiritual, se um desses fatores forem falhos, todos os demais irão sofrer alterações. Os pacientes em estado terminal devem ser assistidos integralmente, isso requer o aperfeiçoamento dos saberes, onde os profissionais da saúde irão conversar, de maneira franca e bastante clara, sobre seu diagnóstico e prognóstico, resultados positivos podem ser esperado através de uma conversa onde todas as suas dúvidas e desejos possam ser atendidos.

A qualidade no serviço é importante para a busca de melhorias e uma favorável expectativa por parte do usuário. As características essenciais ligadas à qualidade dos serviços têm sido assimiladas lentamente pelo setor público que coloca a mesma em segundo plano.(FADEL E REGIS FILHO;2009 APUD 1994).
PORQUE É IMPORTANTE O PROGNÓSTICO

A avaliação psicológica possibilita um estudo comportamental do indivíduo agregando valores aos cuidados paliativos. 

✔ Equipe Interdisciplinar 

✔ Cuidado holístico 

✔ Controle de sintomas 

✔ Suporte familiar 

✔ Suporte após o óbito 

✔ Cuidados Domiciliares 

✔ Pesquisa, Educação e Treinamento

✔ Dor Total.
CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL

Ao descobrir seu diagnóstico o paciente e familiares tendem a ficar surpresos, visto a mudança abrupta que terão em suas vida, tornando-os vulneráveis, causando vários impactos, tanto emocionais como físicos. Nesse momento de ápice, serão necessárias conversas que busquem o esclarecimentos, que tem como finalidade mostrar para ao paciente que a vida não acaba ali, os cuidadores e familiares necessitam de reforços espirituais e emocionais, além de informações para que se sintam seguros ao desempenharem seu papel.

O cuidar da equipe multidisciplinar exige um vínculo que proporcione a compreensão das dimensões do individuo, de modo que possa conferir alívio e conforto. Sendo assim, o enfermeiro é o responsável direto pelo aumento da autonomia daquele indivíduo, tendo como prioridade ouvir tanto o paciente como a seus familiares.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O estudo em questão abordou a importância dos cuidados paliativos com foco na saúde mental do paciente e familiar, constatou-se, através das pesquisas feitas para a elaboração desse texto, que os cuidadores e familiares necessitam de reforços espirituais e emocionais e em decorrência das seguintes variáveis: Atendimento humanizado, duração do atendimento, relação profissional de saúde-usuário e familiares. 

Por: Leite M. S., Barbosa W.

Comentários

  1. O cuidado paliativo é algo muito delicado, tanto para os pacientes, familiares, como para o profissional. E essa é uma situação frequente no âmbito oncológico. É de suma importância explorar esse assunto e compreendê-lo em diversos aspectos. Parabéns pela matéria, ela é capaz de dar um norte para a iniciação de um projeto muito maior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário