NOVEMBRO AZUL



Novembro Azul veio de cara nova, a campanha agora é voltada para o cuidado integral da saúde do homem, porém ainda com enfoque na prevenção do câncer de próstata. 
A campanha  de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro é dirigida à sociedade como um todo e, em especial, aos homens acima dos 45 anos de idade, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce da neoplasia.
Homens nesta faixa etária devem realizar exames preventivos uma vez por ano. Em casos de câncer de próstata na família (pai e irmãos), os homens devem realizar exame preventivo a partir dos 40 anos de idade. 

A grande maioria dos tumores da próstata cresce de forma lenta, e pode demorar entre 6 meses até 20 anos para se desenvolver.

Faz parte do grupo de risco, quem possui irmãos ou pais que tiveram câncer de próstata antes dos 50 anos e os homens da raça negra. 

Estudos indicam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver o câncer de próstata e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta. A idade também é considerada um fator de risco, já que 62% dos casos dos cânceres de próstata já diagnosticados no mundo costuma ocorrer em homens com 65 anos ou mais. 

A partir de 80 anos, o câncer de próstata passa a ser muito frequente, o que não significa maior risco de morte pelo tumor. 

OS SINTOMAS RELACIONADOS À PRÓSTATA 


Por ter um crescimento lento, o câncer de próstata, frequentemente, não apresenta sintomas na fase inicial. Mas pela próstata estar localizada na parte inicial da uretra e abaixo da bexiga, os primeiros sintomas que indicam o crescimento do tumor está relacionado à obstrução da micção, iguais aos que ocorrem na hiperplasia benigna da próstata (hiperplasia = aumento do tamanho da próstata, e por ser benigno, não representa câncer). São eles:
• Jato urinário fraco, intermitente, dificultoso e com gotejamento final. 
• Aumento da frequência diurna de micção e nictúria, ou seja, acordar uma ou mais vezes durante a noite para urinar. 
• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. 
• Urgência miccional, caracterizada pela necessidade imperiosa de urinar.


Porém, a falta de sintomas também não significa ausência de problemas. Visite seu médico urologista anualmente para prevenção de doenças do aparelho masculino. 

No ano de 2017, a estimativa é de 61.200 novos casos de câncer de próstata. Segundo o ultimo levantamento do INCA, ocorreram quase 14 mil óbitos devido a este tipo de câncer, o que representa 28, 6% dos casos, já as mortes por problemas cardiovasculares atingem 100 mil brasileiros todo ano (o infarto é a principal causa de morte no Brasil e no mundo).

Novembro  Azul é uma campanha voltada para o cuidado integral da saúde homem e não mais se limita a prevenção do câncer de próstata, previna se contra o infarto também!


Por: Isael Mendonça

Fonte:


www.inca.gov.br/

Comentários

Postar um comentário