Câncer de Pele


O câncer de pele é proveniente do crescimento desordenado das células que compõem a pele. Existem dois tipos de câncer de pele, os não melanoma, originados das células basais ou escamosas, e os melanomas, que têm origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina. Câncer é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças que têm como característica em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Esse tipo de patologia pode se espalhar para outras regiões do corpo e este acontecimento é denominado metástase.
Os melanomas são mais perigosos, pois os tumores possuem maiores probabilidades de ocasionar metástases. O câncer de pele, quando detectado no inicio, há grandes chances de cura.
  • Fatores de Risco
Os fatores de risco para o câncer de pele ou as neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns produtos químicos principalmente os que contém arsênico, a radiação ionizante, histórico familiar de pessoas que tiveram câncer, pessoas de pele clara, processos irritativos crônicos e, principalmente, exposição solar. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento dos tumores, principalmente a dos raios ultravioleta B, com maior incidência entre 10 e 16 horas.

O setor agrícola vem passando por uma grande modernização, ainda encontramos muitos trabalhadores que atuam diretamente neste setor, expostos a vários riscos ocupacionais, seja pelo fato da sua atividade que por vezes exige uma postura incorreta, como por exemplo durante o mecanismo de semeação e colheita e pelo fato destes profissionais trabalharem ao ar livre e consequentemente ficarem expostos aos raios solares durante um longo período de trabalho. Como em outras doenças, há fatores de risco que contribuem para maiores chances de um indivíduo desenvolver o câncer de pele, dentre os quais se destacam fatores genéticos, antecedentes familiares, e exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV). Os raios UV, além de facilitarem as mutações gênicas, exercem efeito supressor no sistema imune cutâneo), ou seja, as queimaduras na pele causadas pela exposição solar, principalmente pelos raios ultravioletas B (UV-B), são uma resposta inflamatória das células cutâneas a um fator abrasivo.

  • A enfermagem atuando de forma preventiva no campo
A comunicação é um importante instrumento para aumentar a eficácia do indivíduo em adotar totalmente um comportamento sugerido para prevenir uma doença especifica. Este tipo de informação é fornecido pelos profissionais de saúde e se dá através do esclarecimento populacional sendo uma medida preventiva de baixo custo, cuja a única necessidade é a reavaliação ao longo dos anos. o público em questão tem um baixo conhecimento sobre o assunto por vezes os mesmos entendem a mensagem, porém não conseguem compreender como utilizar os recursos para cuidarem de sua saúde.
Diante dos problemas apresentados, torna-se necessário que o profissional enfermeiro faça parte da luta contra o câncer de pele, que requer medidas simples de prevenção e, portanto, orientação à população. Além disso, esse profissional deve ser capacitado para reconhecer lesões indicativas de neoplasia cutânea, ou seja, de realizar um diagnóstico precoce e também de oferecer informações importantes para o paciente sobre o tratamento e as condutas a serem tomadas a partir da confirmação do diagnóstico médico. é de extrema importância no âmbito da saúde preventiva já que, para este tipo de câncer, a taxa de cura corresponde a cerca de 100% se descoberto logo no início. Por isso, é fundamental que os alunos de enfermagem tenham consciência da responsabilidade de serem enfermeiros e, por consequência, educadores em saúde. 


  • Radiação Solar e Câncer de Pele
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal. Além de revestir a superfície externa do corpo humano a pele tem outras funções extremamente importantes como: controle da temperatura, função sensorial e estética, absorção da radiação ultravioleta, síntese da vitamina D, absorção e eliminação de substâncias químicas. A pele pode ter varias funções, dependendo da localização anatômica, ela sempre responde nos protegendo de agressões externas, sejam elas, química, física ou mecânica. A agressão mais rigorosa nos dias atuais, é a radiação solar. Ela traz amplos problemas de saúde quando o ser humano se expõe de forma prolongada e irresponsável  ao sol, causando envelhecimento precoce, lesões de pele e o mais grave, o surgimento do câncer de pele.
O câncer de pele é um dos mais passiveis de prevenção efetiva e de baixo custo. Para se prevenir é necessário evitar a exposição ao sol, sem proteção desde a infância, principalmente no período de 10h as 14 h, quando a radiação é mais intensa, usar corretamente o protetor solar, utilizar roupas que protejam a maior superfície corporal possível. 

  • A alimentação na prevenção do Câncer de Pele
A radiação ultravioleta é o principal fator de risco para o desenvolvimento de CÂNCER DE PELE, porém outros fatores, como ambientais (radiação ionizante e intoxicação por metais pesados) e genéticos ( história  familiar, tipo de pele) contribuem para o seu desenvolvimento. Devido aos danos oxídativos causados no DNA celular.
Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular, e ajuda na prevenção do câncer de pele. Os Antioxidantes podem ajudar a minimizar  “agressões” no DNA e retardar o aparecimento dos danos.
O consumo de fontes de vitaminas A e Carotenóides  (como beta-caroteno, licopeno, luteína,), vitaminas E e C, flavonoides, Polifenóis, selênio devem ser diário.
Uma alimentação saudável que inclui frutas, legumes e verduras e oleaginosa pode ser uma boa fonte desses nutrientes.
  • Diagnostico Precoce
Uma das formas mais eficazes de diagnostico precoce é o auto exame, um método simples para detectar o câncer de pele, o auto exame deve ser feito regularmente, onde deve-se observar a pele e procurar manchas que coçam, descamam ou sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, feridas que ao se cicatrizam em 4 semanas. O autoexame pode ser realizado com ajuda de um espelho para auxiliar em áreas como costas e nádegas. 
Observando quaisquer alterações suspeitas procurar o médico o mais breve possível. 




Fonte:

Livreto - Câncer de Pele. Centro de Combate ao Câncer. Disponível em:<http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1334448150pele_net.pdf>. Acesso em: 10 de Jun.2018.

Folder - Câncer de Pele. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/inca/Arquivos/Titulos/folder_pele.pdf>. Acesso em: 10 de Jun.2018.

Bernardes AV. Prevenção do câncer de pele em trabalhadores do setor agrícola. Revista Pró-UniverSUS. 2016 Jul./Dez.; 07 (3): 03-07.

SaBios: Rev. Saúde e Biol v.9, n.2, p.54-64, mai./ago., 2014. Disponível em: <http://www.revista.grupointegrado.br/sabios/>. Acesso em: 10 de Jun.2018.

Silva CT; Jasiulionis MG. Relação entre estresse oxidativo, alterações epigenéticas e câncer. Cienc. Cult. vol.66 no.1 São Paulo  2014. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v66n1/a15v66n1.pdf>. Acesso em: 10 de Jun.2018.

ANGELO, Priscila Milene; JORGE, Neuza. Compostos fenólicos em alimentos - uma breve revisão. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.),  São Paulo,  v. 66,  n. 1,   2007 .   Disponível em <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552007000100001&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  10  jun.  2018.

Conheça os antioxidantes mais poderosos do mundo. Disponível em: <https://my.oceandrop.com.br/antioxidantes-mais-poderosos-do-mundo/>. Acesso em: 10 de Jun.2018.

Cosmetologia/Poliana Galindo de Almeida Milreu. –são Paulo: Pearson education do Brasil, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (BRASIL). Câncer de Pele. 2012b. Disponível em: <www.inca.gov.br/cancerdepele/hotsite>. Acesso em: 10 de Jun.2018.

Comentários