15 de fevereiro: Dia Internacional Contra o Câncer Infantil


Dia 15/02 é celebrado o Dia Internacional Contra o Câncer Infantil, data instituída em 2001 como forma de divulgação e conscientização da população mundial sobre o tema. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer infanto-juvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, sendo estimados mais de 12 mil novos casos de câncer nessa faixa etária no país em 2017. Os principais tipos de câncer que atingem crianças e adolescentes são as leucemias (câncer da medula óssea e do sangue), os tumores cerebrais e do sistema nervoso central e os linfomas (atingem o sistema linfático). Ainda podem ocorrer neuroblastoma (normalmente de localização abdominal), tumor de Wilms (nos rins), retinoblastoma (na retina), tumor germinativo (ovários e testículos), osteossarcoma (tumor nos ossos) e sarcomas (nas partes moles do corpo).
Ao longo dos últimos 40 anos, o progresso no tratamento do câncer infantil foi significativo, permitindo que hoje, segundo o INCA, 80% das crianças e adolescentes com câncer possam ser curados. É uma notícia maravilhosa não é mesmo? laugh Porém, é preciso um diagnóstico precoce e um tratamento em centros especializados no assunto.

Fique atento aos sintomas!

Se você é pai ou mãe e/ou convive com crianças, é importante ficar atento aos principais sintomas do câncer infantil para favorecer o diagnóstico precoce e as chances de cura.
Segundo o INCA, os pais devem estar conscientes de que crianças dificilmente inventam sintomas, então a qualquer sinal de anormalidade, devem ser encaminhadas ao pediatra. Normalmente, os sintomas estão relacionados a doenças comuns da infância, mas isso não deve descartar a visita ao médico. Isso porque os sintomas de tumores infanto-juvenis podem não diferir muito dos sintomas de doenças benignas, sendo assim, quanto mais cedo um médico verificar o caso, maior as chances do diagnóstico precoce e de cura.


Fonte: https://www.sociomotiva.com/pages/92-15-de-fevereiro-dia-internacional-contra-o-cancer-infantil 

Comentários